Robert Pattinson está prestes a entrar em um novo tipo de Twilight Zone, cortesia de David Cronenberg. Foi anunciado hoje que o cineasta canadense irá lançar o vampiro galã como um outro tipo de sugador – um multi-milionário de Manhattan, que esbanja sua fortuna apostando contra a sobrevivência da economia mundial. O filme é “Cosmópolis”, uma co-produção entre Canadá-França, com base no romance de 2003 com o mesmo nome do premiado escritor norte-americano Don DeLillo. Pattinson está definido para contracenar com Paul Giamatti (Barney’s Version),Juliette Binoche (The English Patient), e Matheu Amalric (The Diving Bell and the Butterfly).
Cronenberg parece estar em alta. Depois do sucesso de “The History of Violence” (2005) e“Eastern Promises” (2007), indicado ao Oscar em duas categorias, ele está cada vez mais perto da aceitação popular, mas sem comprometer a sua visão singular. Ele terminou recentemente “A Dangerous Method”, uma co-produção alemã sobre Freud e Jung, estrelado por (em seu terceiro papel com o diretor) Viggo Mortensen, o filme provavelmente irá estreiar no próximo outono, após sua estréia no festival de Cannes, Veneza ou TIFF. É sempre um bom sinal quando um cineasta tem um outro filme em movimento antes de seu último ter atingido às telas.
Ter conseguido um papel em um Cronenberg foi um movimento muito esperto de Pattinson, que precisa dar o salto do ídolo teen de Crepúsculo para papéis mais maduros. O seu dilema não é diferente do enfrentado por uma estrela infantil quando se vê envelhecendo. Em sua tentativa anterior, o romance não-vampiro, Remember Me, Pattinson mostrou a promessa de ser um ator sério, mas o filme foi um fracasso. Cronenberg é sempre um ato de classe e (apesar de sua imagem como um louco por terror), ele é um diretor de atores. Colin Farrell tinha inicialmente sido escolhido para o papel de Pattinson, até que ele optou por estrelar no remake de “Total Recall”. E as candidatas anteriores para o papel da protagonista feminina incluía Marion Cotillard e Keira Knightley, que estrela em “A Dangerous Method”.
Cronenberg escreveu o roteiro de Cosmópolis, que é descrito como um “thriller”. Nas adaptações anteriores do diretor de ficção – os notáveis: Naked Lunch, Dead Ringers e Crash- ele teve uma interpretação rápida e solta com o material de origem, moldando à sua própria visão, então não esperem que o trabalho de DeLillo seja transpassado muito literalmente. Eu não li o livro. Mas ele parece ter alguns elementos clássicos de Cronenberg, incluindo alguns vislumbres de Crash. Veja como o Wikipedia resume o enredo:
“Cosmopolis é a história de Eric Packer, 28 anos de idade, gestor de finanças multi-milionário que faz uma odisséia por Manhattan a fim de obter um corte de cabelo. A limusine que enfeita a capa do livro é ricamente descrita como altamente tecnológica e muito luxuosa, cheia de telas de televisão e monitores de computador, a prova de balas e pavimentada com mármore de Carrara. Também é forrada por cortiça para eliminar (embora sem sucesso, como observa Packer) a intrusão do barulho da rua.
“Como Ulisses de James Joyce, Cosmópolis tem a história contada numa duração de 1 dia e inclui mulheres muito sensuais e o tema da separação de pai e filho. A viagem de Packer é obstruída por vários engarrafamentos causados por uma visita presidencial à cidade, um cortejo fúnebre para uma estrela do rap e um tumulto completo. Ao longo do caminho, o herói tem vários encontros casuais com sua esposa, ele a vê em um táxi, numa livraria, e deitada nua na rua, participando de um filme como um extra. Enquanto isso, Packer é perseguido por dois homens, um assassino cômico e uma ameaça instável. Com o curso do dia, o protagonista perde sua incrível quantidade de dinheiro para seus clientes, apostando contra a subida do iene, uma perda que se assemelha a sua própria queda. Packer parece ficar aliviado pela perda de muito dinheiro, mesmo parando para ter certeza que ele também perde a fortuna de sua esposa, garantindo que sua ruína é inevitável. “
Nenhum comentário:
Postar um comentário